Páginas

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Até quando nos queixaremos?

Tem momento que estamos caminhando adiante na vida e tudo parece estranho. Há uma certa incerteza, algo estranho parece estar caminhando em determinados pontos dessa caminhada; até parece que estamos indo rumo a um beco; muitas vezes nós realmente estamos indo rumo a um beco! Por mais que que olhemos para lá e para cá, não vemos mais saída para determinada situação. Às vezes estamos indo em direção para um final trágico, pelo menos aos nossos olhos. Muitas vezes estamos numa situação igual a contada na Bíblia do povo israelita que atravessou o Mar Vermelho; na passagem, o povo tinha de Migdol de um lado, Pi-Hairote do outro e o Mar Vermelho à frente. E atrás deles os egípcios!

Talvez, passamos por situações assim em todos os aspectos e áreas de nossas vidas: profissional, familiar, escolar, afetiva etc. A situação, muitas vezes é a de desespero, pois nos sentimos encurralados pela vida, ou pelas situações; às vezes olhamos e vemos que na nossa frente há apenas um mar de problemas, um mar revolto cheio de ondas, onde cada onda significa um problema; onda atrás de onda vem e ficamos ali olhando, estagnados, paralisados, pensando que não temos para onde ir; é uma onda com nome de problema financeiro, outra de nome desemprego, falência, problemas de saúde, problemas na família, empréstimos à pagar, funcionários, ideias que não saem do papel etc. E talvez, vendo tudo isso, qual a atitude que temos? Muitas vezes reclamamos. Sim, é lamentável admitirmos isso, mas nós, muitas vezes reclamamos de tudo. Reclamamos da vida, do emprego, do curso que estamos fazendo, das pessoas ao nosso redor, da roupa que vestimos, da comida que comemos, do valor da parcela que fizemos, do juro que já tínhamos concordado em pagar, do frio, do calor, do sol, da chuva etc. e etc. Você já percebeu isso?

O ato de queixar-se é literalmente estar descontente com algo; quem vive se queixando, vive lamentando por algo. Não é assim que devemos viver! Como vamos vencer na vida, conquistar o melhor se vivermos nos queixando? Como iremos deixar a alegria e paz entrar em nosso ser se estamos mantendo ele sempre cheio de tristeza, lamentações? Como terá espaço a vitória sendo que só vivemos nos queixando? E quem vive se lamentando, descontente, não pode contemplar a vitória. Tem pessoas que vivem isso tão intensamente que logo estão mergulhadas numa depressão profunda.

Temos que tentar compreender o sentido da vida, entender o que realmente importa para nós, e não ficarmos dando asas para as reclamações. Esse descontentamento que nunca parece cessar - para quem vive isso, é sinal de alguma coisa errada em sua vida; alguma coisa está fora do eixo e você não viu ainda! Recomendo que deixemos as reclamações e coloquemos em nosso dia-a-dia palavras de motivação, superação, mudança, força, coragem, ânimo, pensamentos de amor, paz, bondade, solidariedade, atitudes de elogiar, cumprimentar, sorrir etc. Automaticamente as coisas mudam quando fazemos isso; eu mesmo não acreditava nisso, mas um dia eu comecei a fazer isso meio que na marra; o resultado e que senti mudança no meu relacionamento com as pessoas ao meu redor; uma melhora e disposição nas atividades diárias, no trabalho, entre outras coisas mais. Realmente temos que cada dia mais deixar as queixas, reclamações e críticas de lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário